Mato Grosso, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024     
Novo Portal
Deputado Ságuas fala sobre a criação de Comitês de Bacias no Festival das Águas
Deputado Ságuas fala sobre a criação de Comitês de Bacias no Festival das Águas
15/11/2003 18:10:49
por Coordenadoria de Comunicação Social


No terceiro dia de atividades do Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso – Águas do Pantanal, o deputado estadual Ságuas Moraes de Souza (PT-MT) foi um dos palestrantes da mesa redonda Impactos na Bacia do Alto Paraguai e Comitê de Bacias. Ex-prefeito de Juína, cidade banhada pelas águas da bacia do rio Amazonas, Ságuas diz que as bacias do rio Paraguai e Cuiabá sofrem graves impactos em função dos processos de assoreamento e depredação de suas margens.


Ambas as bacias abastecem o Pantanal e a instauração de Comitês das Bacias, previsto no Plano Nacional de Recursos Hídricos, é uma medida defendida pelo parlamentar e que pode minimizar os efeitos da ação predatória. “É urgente a implantação dos comitês nas bacias do Paraguai e do Cuiabá, eles serão responsáveis pelo gerenciamento e as políticas de recuperação desses rios”, afirma.


O deputado diz que o País possui uma legislação ambiental moderna e bem elaborada e aponta a falta de aplicabilidade da lei como um dos principais problemas. “Temos órgãos competentes (ANA – Agência Nacional de Águas) e o respaldo da lei, agora precisamos ir a campo e operacionalizá-la”, enfatiza.


Ele lembra ainda que cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso a água tratada e a cada ano morrem 2 milhões de crianças em função de doenças ligadas a contaminação da água.


No Brasil, o deputado da ênfase ao paradoxo que revela uma grave mazela social. “Manaus é a capital de um estado com a maior bacia hidrográfica do mundo (rio Amazonas) e, no entanto, há rodízio no fornecimento de água em vários bairros da capital”.


De acordo com Ságuas, o Festival é o espaço legítimo para o debate sobre conservação dos recursos hídricos e elaboração de políticas públicas, pois reúne os segmentos representativos da sociedade e torna o debate amplo e plural. “A cidade recebe pessoas do país inteiro para participar do Festival. A Unemat tem sido vanguarda no Estado ao promover debates tão importantes para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso”.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24691 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada